A Associação Bandeira Azul Europa juntamente com a Fundação Vodafone Portugal e a Missão Beatão, estão a promover por todo o país, atividades de Caça à Beata, nas praias com Bandeira Azul.

A Freguesia da Gafanha da Nazaré tem no seu domínio geográfico a Praia da Barra, que atrai milhares de visitantes durante a época balnear.

Apesar do Município de Ílhavo e os Concessionários terem a responsabilidade da limpeza do areal e espaços envolventes existem determinados lixos que se mantêm na areia e que são altamente prejudicais, estamos a falar especificamente das beatas de cigarro.

Infelizmente ainda grande parte da população não tem sensibilidade para o enorme impacto ambiental das beatas de cigarro, por isso irá realizar-se esta atividade para sensibilizar a população em geral e promover limpeza do areal.

O local de concentração será em frente à Bandeira Azul na Praia da Barra, às 10h. Durante cerca da 1h30 os intervenientes espalham-se pelo areal para apanhar beatas e colocar nas garrafas ou garrafões de água vazios..

Todo o material recolhido será exposto, para os banhistas terem noção da quantidade enorme de beatas que existe no areal.

Durante a ação serão entregues cinzeiros de bolso ecológicos (biataki), gratuitamente aos fumadores.

Entidade Promotora: Freguesia da Gafanha da Nazaré em parceria com a Associação Bandeira Azul Europa, Missão Beatão, Movimento Não Lixes e Amigos do Oceano.

Para mais informações, contactar: Freguesia da Gafanha da Nazaré (234 361 520 | jf-gafanhadanazare@hotmail.com)