A Associação de Surf de Aveiro (ASA) é uma associação desportiva sem fins lucrativos fundada a 1 de Dezembro de 1988, sendo uma das mais antigas instituições oficiais de ensino das modalidades de ondas em Portugal.
Assumindo como a sua principal missão o desenvolvimento do surf, bodyboard e modalidades afins no Distrito de Aveiro, a ASA tem na formação de jovens a sua maior aposta, criando em 1992, a Escola de surf e bodyboard (a primeira do país), frequentada por centenas de crianças, jovens e adultos, oriundos de várias zonas do distrito e do país.
Com a intervenção na organização de competições regionais, nacionais e internacionais de surf, bem como em várias campanhas de sensibilização ambiental, a ASA tem participado em todas as provas de clubes e possui atletas em todas as modalidades do calendário oficial da Federação Portuguesa de Surf. Destaque igualmente para o evento Miss Sumol Cup, que há vários anos marca presença nas praias do Município, trazendo até Ílhavo as melhores bodyboarders do Mundo.