A Filarmónica Gafanhense foi fundada no início de 1836 pelo Dr. António José da Rocha e José da Cunha e Sousa.
Seguiram-se outros regentes, destacando-se Francisco Santos Barreto, pessoa que mais tempo exerceu a função. Por morte deste, a Filarmónica quase de extinguiu.
Corria o ano 1885, um grupo de ilhavenses, tendo como mestre João da Conceição Barreto, reorganizou-se e intitulou-se de Sociedade Filarmónica Ilhavense.
Até meados de 1972 foram muitos os regentes que dirigiram a associação, tendo nesse mesmo ano sido criada a Escola de Música Gafanhense, na Gafanha da Nazaré, pois era daqui que provinham os jovens que queriam aprender música. No inicio de 1986, a Associação Musical Filarmónica Ilhavense começou a festejar os seus 150 anos de existência, tendo realizado a escritura de Constituição, na Secretaria Notarial de Aveiro, a 24 de Abril do mesmo ano.
No dia 13 de Outubro de 1986 realizou-se, na Secretaria Notarial de Aveiro, a escritura de alteração de estatuto, que constitui na mudança de Sede Social para a Gafanha da Nazaré, passando a chamar-se Filarmónica Gafanhense.
A Filarmónica Gafanhense é a associação mais antiga do Município de Ílhavo, tendo sido agraciada com a Medalha do Concelho em Ouro pela Câmara Municipal de Ílhavo aquando das comemorações do Feriado 2005.

Classificado como: