Obra da Providência nasceu espontaneamente em 1953, na Gafanha da Nazaré, tendo como objectivo apoiar jovens vítimas de rejeição familiar, de prostituição ou de outras situações sociais problemáticas, sendo na sua grande maioria mães adolescentes, processo de reintegração na sociedade desenvolvia-se em regime de internato aberto. Com o 25 de Abril de 1974 surgiram outras condições sociais e o lar deixou de funcionar, continuando aquele trabalho em regime externo e em colaboração com outras instituições. Em consequência disso, a Obra da Providencia criou centro de bem-estar para infância, que começou a funcionar a 6 de Outubro de 1976, com as valências de creche, jardim-de-infância e ATL.
Posteriormente, desenvolveu-se trabalho na área da terceira idade, através de apoio domiciliário a 35 utentes, o qual se manteve em funcionamento durante largos anos, tendo sido posteriormente transferido para o Centro Social Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Obra da Providencia foi homenageada pela Câmara Municipal de Ílhavo com a Medalha do Concelho em Vermeil, no âmbito do feriado Municipal de 2003

NIF: 500846448
Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 1953
Respostas Sociais / Serviços:
Creche (40 crianças)
Pré-escolar (44 crianças)
CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental “Sou Capaz…!” (Acordo para 40 famílias, mas capacidade para 50)
Espaço Sénior
Loja Social

Classificado como: