Associações da Gafanha da Nazaré

Nesta secção encontra disponível informações acerca das várias associações existentes.

Associação dos Amigos da Praia da Barra

A Associação dos Amigos da Praia da Barra é uma associação cultural, recreativa e desportiva fundada a 4 de Fevereiro de 1991, por iniciativa de Dubral dos Santos.

Desde então, tem procurado contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da Praia da Barra e dos seus habitantes, assim como promover todo o conjunto de actividades. Actualmente, e já com sede própria, a associação tem em vista a concessão de um terreno para a construção de um pavilhão em parceria com o Agrupamento de Escuteiros da Praia da Barra.

Principais Actividades
- Realização Anual da Festa de S. João, de Natal e do sócio
- Actividades pontuais destinadas aos sócios

Contactos
Avenida Fernão de Magalhães
Urbanização Horizonte Barra, Bloco 2, Fracção B, r/c Dto Praia da Barra
3830-749 Gafanha da Nazaré

A Cooperativa Cultural e Recreativa da Gafanha da Nazaré

Designada de Cooperativa Eléctrica até 1982, foi fundada nos finais da década de 30, com o objectivo de adquirir e fornecer corrente eléctrica para a iluminação pública da Freguesia, distribuindo-a, ainda, pelos seus associados.

Contudo, foi a criação da Rádio Terra Nova, em 1986, e do Projecto Esteiro (implementação da rede informática e Internet nas Escolas da Gafanha da Nazaré), em 1992 e 1997, que a Cooperativa se destacou, abraçando igualmente a dinamização do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e a realização do Grande Prémio Terra Nova.

Actualmente, a associação tem como finalidade a promoção cultural e ocupação dos tempos livres dos seus membros, através da realização de várias iniciativas.

Principais actividades
- Formação em novas tecnologias usando o “sprectrum”
- Biblioteca popular
- Realização de projectos no âmbito da Ciência Viva com as escolas do ensino básico da Gafanha da Nazaré
- Realização do Grande Prémio Terra Nova

Contactos
Rua Gil Eanes, 31
3830-670 Gafanha da Nazaré

Escola de Música Gafanhense

A Escola de Música Gafanhense foi fundada em 30 de Fevereiro de 1982, fruto da vontade de algumas pessoas da Gafanha da Nazaré em implementar o ensino de música, especialmente aos jovens.

Actualmente é bem visível o trabalho realizado pela Escola de Música Gafanhense, que ministra aulas de vários instrumentos musicais, nomeadamente piano, trombone, saxofone, clarinete, flauta, guitarra clássica, violino, entre outros.

Parte integrante da associação é a Orquestra Juvenil formada por alunos da própria Escola. Não tendo sede própria, os ensaios são na Casa do Povo da Gafanha da Nazaré.

Principais actividades
- Realização de Concertos Comemorativos

Contactos
Rua Gil Vicente, 2
3830-671 Gafanha da Nazaré

Filarmónica Gafanhense Música Velha

A Filarmónica Gafanhense foi fundada no início de 1836 pelo Dr. António José da Rocha e José da Cunha e Sousa.

Seguiram-se outros regentes, destacando-se Francisco Santos Barreto, pessoa que mais tempo exerceu a função. Por morte deste, a Filarmónica quase de extinguiu.

Corria o ano 1885, um grupo de ilhavenses, tendo como mestre João da Conceição Barreto, reorganizou-se e intitulou-se de Sociedade Filarmónica Ilhavense.

Até meados de 1972 foram muitos os regentes que dirigiram a associação, tendo nesse mesmo ano sido criada a Escola de Música Gafanhense, na Gafanha da Nazaré, pois era daqui que provinham os jovens que queriam aprender música. No inicio de 1986, a Associação Musical Filarmónica Ilhavense começou a festejar os seus 150 anos de existência, tendo realizado a escritura de Constituição, na Secretaria Notarial de Aveiro, a 24 de Abril do mesmo ano.

No dia 13 de Outubro de 1986 realizou-se, na Secretaria Notarial de Aveiro, a escritura de alteração de estatuto, que constitui na mudança de Sede Social para a Gafanha da Nazaré, passando a chamar-se Filarmónica Gafanhense.

A Filarmónica Gafanhense é a associação mais antiga do Município de Ílhavo, tendo sido agraciada com a Medalha do Concelho em Ouro pela Câmara Municipal de Ílhavo aquando das comemorações do Feriado 2005.

Principais Actividades
- Ensino da Prática de Instrumentos e Formação Musical
- Participação em festas religiosas
- Concertos de Bandas Filarmónicas

Contactos
Apartado 78
3830-908 Gafanha da Nazaré

Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado no dia 1 de Setembro de 1983, com o propósito de defender os usos e costumes dos que habitavam as Gafanhas desde o século XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. A escritura pública dos estatutos deu-se a 11 de Julho de 1986, no Cartório Notarial de Ílhavo. É sócio efectivo da Federação do Folclore Português e encontra-se inscrito no INATEL.

Este grupo começou as suas actuações em 1985, tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Para além da participação em festivais quer no país, quer no estrangeiro, o Grupo tem realizado diversas Exposições e Colóquios subordinados aos diversos temas etnofolclóricos.

Tornou-se Associação de Utilidade Pública desde Fevereiro de 1995, tendo-lhe sido atribuída a Medalha do Concelho em Vermeil pela Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de 2008.

Principais actividades
- Festivais de Folclore da Gafanha da Nazaré e da Praia da Barra e procissão na ria em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes
- Actuações pelo país e estrangeiro
- Recolha de trajes, danças, letras sem autores
- Exposição do espólio recolhido na Casa Gafanhoa

Contactos
Apartado 96
3834-908 Gafanha da Nazaré
Tel. 234 361 877
Website: www.gegn.pt

Associação de Surf de Aveiro

A Associação de Surf de Aveiro (ASA) é uma associação desportiva sem fins lucrativos fundada a 1 de Dezembro de 1988, sendo uma das mais antigas instituições oficiais de ensino das modalidades de ondas em Portugal.

Assumindo como a sua principal missão o desenvolvimento do surf, bodyboard e modalidades afins no Distrito de Aveiro, a ASA tem na formação de jovens a sua maior aposta, criando em 1992, a Escola de surf e bodyboard (a primeira do país), frequentada por centenas de crianças, jovens e adultos, oriundos de várias zonas do distrito e do país.

Com a intervenção na organização de competições regionais, nacionais e internacionais de surf, bem como em várias campanhas de sensibilização ambiental, a ASA tem participado em todas as provas de clubes e possui atletas em todas as modalidades do calendário oficial da Federação Portuguesa de Surf. Destaque igualmente para o evento Miss Sumol Cup, que há vários anos marca presença nas praias do Município, trazendo até Ílhavo as melhores bodyboarders do Mundo.

Principais Actividades
- Escola de surf e bodyboard
- Organização de competições regionais, nacionais e internacionais de surf
- Campanhas de sensibilização ambiental

Contactos
Av. João Corte Real, 258, Praia da Barra
3830-751 Gafanha da Nazaré
Tel. 234 368 658/ 966 828 832/ 919 246 928
Website: www.aveirosurf.com
Email : escola@aveirosurf.com / info@aveirosurf.com

Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré

Com apenas treze sócios, a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré (ANRGN) foi constituída oficialmente a 11 de Novembro de 1996, com a missão de criar condições na sua Freguesia que permitissem o parqueamento de embarcações a motor, quer na água, quer em terra.
Em 2010, o número de sócios e aficionados pela pesca desportiva e pela náutica de recreio ascende às duas centenas, estando criadas as condições para que a ANRGN continue a investir na requalificação do local que lhe foi concessionado pela Administração do Porto de Aveiro, situado na área do Porto de Pesca Longínqua.
Para além dos serviços do parqueamento em terra ou na água e serviço de grua, a ANRGN dispõe ainda de um serviço de bar e restaurante, assim como de um serviço de lavagem e manutenção das embarcações.

Principais actividades
- Serviço de Lavagem e Manutenção das embarcações
- Apoio aos sócios

Contactos
Rua Comendador Egas Salgueiro
3830-590 Gafanha da Nazaré
Tel. 234 084 047
Email: anrgn@sapo.pt

Grupo Columbófilo da Gafanha

O grupo Columbófilo da Gafanha é uma das associações mais antigas do Município de Ílhavo, fundada a 15 de Janeiro de 1952. Com sede na Gafanha da Nazaré, esta associação tem como principal objectivo a prática da columbofilia, dirigida em especial a jovens amantes desta modalidade desportiva, cujo número tem vindo a aumentar de ano para ano. Pelo seu contributo, a Câmara Municipal de Ílhavo concedeu-lhe em 2002 a Medalha do Concelho em Vermeil, que o Grupo recebeu aquando das Comemorações do Feriado Municipal.

Principais actividades
- Encestamento e comprovação dos pombos-correio
- Participação em provas de columbofilia a nível nacional, europeu e internacional.

Contactos
Rua Cooperativa Humanitário, 11
3830-591 Gafanha da Nazaré

Grupo Desportivo da Gafanha

Com o objectivo de associar três instituições desportivas numa grande e única colectividade, o Grupo Desportivo da Gafanha foi fundado a 1 de Agosto de 1957, presidido por Henrique Correia.
Dinamizar a prática desportiva, na sua vertente competitiva, nomeadamente nas modalidades de Futebol, Futsal, Basquetebol e Atletismo, ocupando os tempos livres dos jovens da Gafanha da Nazaré e do restante Município, foi a prioridade definida para o Grupo que, ao longo de mais de meio século de actividade, procurou alcançar os melhores resultados possíveis. Em 2001 e 2007, foi-lhe atribuído pela Câmara Municipal de Ílhavo a Medalha de Mérito Desportivo em Ouro e a Medalha do Concelho em Ouro, respectivamente, por todo o seu trabalho de empenho e dedicação em prol da população.
Em 2010, o GDG possui cerca de 600 atletas, distribuídos pelas várias modalidades: Futebol (juvenil e sénior), Futsal (juvenil e sénior), Basquetebol (juvenil e sénior) e Atletismo – disco e pesos.

Principais Actividades
- Realização de torneios de Futebol e Futsal
- Participação dos atletas em competições oficiais

Contactos
Rua do Complexo Desportivo
Apartado 71
3830-908 Gafanha da Nazaré

Grupo de Dança “As Pestinhas”

O grupo de Dança “As Pestinhas” foi criado a 6 de Dezembro de 1992, na Gafanha da Nazaré adquirido estatuto de Associação Juvenil em 2004.
A sua principal actividade é a promoção da prática de dança (faixa etárias entre os 6 e os 30 anos), bem como a realização de inúmeros espectáculos que tem lugar não só no Município de Ílhavo, mas também por todo o país.
As Pestinhas realizam todos os anos um sarau comemorativo do seu aniversário, participando ainda em várias animações tais como festas de escolas, saraus, jogos de basquetebol e futebol, entre outros. A sua actuação no antigo programa televisivo Sic 10 horas foi uma oportunidade que o grupo aproveitou para promover as suas coreografias.

Principais Actividades
- Sarau do Aniversario do grupo (Dezembro)
- Sarau incluído na Semana Jovem (Julho)
- Participação nas Marchas Sanjoaninas da Câmara Municipal de Ílhavo
- Participação no Corso do Carnaval de Vale de Ílhavo

Contactos
Grupo de Dança “As Pestinhas”
Rua da Creche, 11
3830 Gafanha da Nazaré
Email: helena_queiros@hotmail.com

Agrupamento 588 D. José de Lencastre Gafanha da Nazaré

O Agrupamento foi fundado a 29 de Julho de 1979, com o número de 588, atribuído pela Junta Central do Corpo Nacional de Escutas, resultado de quase dez anos de trabalho com alguns jovens sob a orientação de Messias Gandarinho Lopes e, mais tarde, do Padre Miguel de Lencastre.
Em 1978 o Padre Miguel e Madalena Matias fizeram a promessa de dirigentes iniciando
Assim o processo de fundação do agrupamento 588- Gafanha da Nazaré.
Os principais objectivos do agrupamento são promover o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, criativas, espirituais, sociais e culturais dos seus associados, bem como promover acções de educação para a cidadania em interacção com a comunidade.
O Agrupamento tem a sua sede no Jardim 31 de Agosto, na Gafanha da Nazaré, onde realiza habitualmente as reuniões da Secção de Direcção, de Chefia, Unidade, entre outras actividades.

Principais Actividades
- Acampamento de agrupamento
- Dia de Baden Powell
- Abertura e Encerramento do ano escutista
- Participação mensal na eucaristia paroquial e procissões

Contactos
Rua João XX111
3830-685 Gafanha da Nazaré

Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 1021 Barra

Em 1991 um grupo de amigos, à imagem do movimento escutista existente, decidiu formar um Agrupamento na Barra, tendo como objectivo principal a dinamização da juventude nos princípios propostos por Baden Powell, fundador do Escutismo.
Após os contactos efectuados com o então pároco, Albano Pimentel, que aceitou com entusiasmo a iniciativa, abriram-se as inscrições à comunidade. Os primeiros aspirantes abrangiam idades entre 6 e os 11 anos.
No dia 12 de Dezembro de 1992 realizaram-se as primeiras promessas, tendo 16 jovens formados a 1º Secção. No ano seguinte realizou-se a filiação definitiva do Agrupamento no Corpo Nacional de Escutas (C.N.E), sendo-lhe atribuído o número 1021. O padroeiro escolhido foi S. João Baptista, também padroeiro da Barra e a data de constituição foi de 11 de Julho de 1993.

Principais Actividades
- Actividades de boa acção, ajuda aos outros
- S. Jorge – Reunião fraterna da Região de Aveiro
- Actividades da Área Sul, Escuteiros de Ílhavo e Vagos

Contactos
Av. Fernão Magalhães, 149 3º Dt.
Praia da Barra
3830-749 Gafanha da Nazaré

Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora da Nazaré

Centro Social e Paroquial da Nossa Senhora da Nazaré
O Centro Social Paroquial da Nossa Senhora da Nazaré é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) implementada no âmbito da igreja católica e criada por iniciativa das estruturas pastorais de Paroquia da Gafanha da Nazaré no ano de 1986. A data de constituição foi a 28 de Maio de 1987, e os estatutos foram aprovados pelo Sr. Bispo de Aveiro, a 23 de Dezembro de 1986. A associação tem como missão contribuir para a promoção social, cultural e integral de todos os habitantes da Freguesia da Gafanha da Nazaré, sempre num espírito cristão e de solidariedade humana, coadjuvando os serviços públicos competentes ou instituições particulares sempre que tal se justificar, numa acção poderá estender-se aos habitantes das Freguesias vizinhas.
A 1 de Setembro de 1991 deu-se o arranque das valências do serviço de apoio domiciliário e do centro de dia. Actualmente o centro de dia tem capacidade para 20 pessoas, o serviço de apoio domiciliário tem capacidade para 35 pessoas e o lar de idosos com capacidade para 67 utentes sendo destes, cerca de 30% acamados ou muito dependentes.

Principais Actividades
- Centro de Dia (instalações do Lar Sra. Da Nazaré)
- Serviço de Apoio Domiciliário
- Internamento

Contactos
Rua Gil Vicente, 101
3830-671 Gafanha da Nazaré
Tel. 234 365 707

Fundação Prior Sardo

A Fundação Prior Sardo, Instituição Particular de Solidariedade Social, foi constituída a 31 de Outubro de 1993. Tem como principal missão desenvolver um trabalho de intervenção social no Município de Ílhavo, nomeadamente nas Freguesias da Gafanha da Encarnação, Gafanha do Carmo e com uma maior incidência da Gafanha da Nazaré, onde está sediada.
Desde então esta instituição tem proporcionado a várias pessoas e famílias com reconhecidas carências e situações de exclusão social, as condições indispensáveis às suas necessidades, no que diz respeito à alimentação, saúde, habitação, higiene e educação, actuando quer no sentido de dar resposta directa e articulada às referidas situações, quer numa perspectiva de prevenção.

Principais actividades
- Atendimento/ acompanhamento social
- Centro de actividades de tempos livres com serviço de almoço
- Serviço de acompanhamento sócio-familiar
- Promoção de projectos no âmbito do desenvolvimento social e comunitário
- Acções de formação profissional.

Contactos
Rua João XXIII, 7
Apartado 111
3830-683 Gafanha da Nazaré

Grupo Caritas

O grupo Caritas está presente no Município de Ílhavo desde final da década de 90, agregado às paróquias de Vale de Ílhavo, Gafanha da Nazaré, barra, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo.
Desde então, e graças ao trabalho, em regime de voluntariado, dos seus elementos, o grupo presta apoio à população mais carenciada do concelho, contando com a colaboração de várias instituições com mantimentos, roupas, calçado e brinquedos.

Principais Actividades

Assistência a carenciados

Contactos

Caritas Paroquial de Vale de Ílhavo
Rua Cabeço Nuno, 33
3830.Vale de Ílhavo

Caritas Paroquial da Gafanha da Nazaré
Cartório Paroquial, Avenida José Estêvão
3830-555 Gafanha da Nazaré

Caritas Paroquial da Barra
Praceta Ria de Aveiro, 18, Praia da Barra
3830-756 Gafanha da Nazaré

Caritas Paroquial da Gafanha da Encarnação
Rua da Quinta, 4
3830-478

Caritas Paroquial da Gafanha do Carmo
Rua da Encarnação, 3
3830-407 Gafanha do Carmo

Obra da Providência

3 de Maio de 1994

Obra da Providência nasceu espontaneamente em 1953, na Gafanha da Nazaré, tendo como objectivo apoiar jovens vítimas de rejeição familiar, de prostituição ou de outras situações sociais problemáticas, sendo na sua grande maioria mães adolescentes, processo de reintegração na sociedade desenvolvia-se em regime de internato aberto. Com o 25 de Abril de 1974 surgiram outras condições sociais e o lar deixou de funcionar, continuando aquele trabalho em regime externo e em colaboração com outras instituições. Em consequência disso, a Obra da Providencia criou centro de bem-estar para infância, que começou a funcionar a 6 de Outubro de 1976, com as valências de creche, jardim-de-infância e ATL.
Posteriormente, desenvolveu-se trabalho na área da terceira idade, através de apoio domiciliário a 35 utentes, o qual se manteve em funcionamento durante largos anos, tendo sido posteriormente transferido para o Centro Social Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Obra da Providencia foi homenageada pela Câmara Municipal de Ílhavo com a Medalha do Concelho em Vermeil, no âmbito do feriado Municipal de 2003

Principais Actividades

- Creche e jardim-de-infância
- Centro de Convívio Sénior
- Parceira na resposta integrada de Atendimento Social Integrado

Contactos
Rua Camilo Castelo Branco, 52
3830-582 Gafanha da Nazaré
Tel. 234 361 153
Email: oprovidencia@mail.telepac.pt

T.E.A.M. - Truques & Engenhocas Associação de Modelismo

A T.E.A.M. (Truques & Engenhocas Associação de Modelismo) foi formalmente fundada em 18 Junho 2009, desde então desenvolve, divulga e promove o modelismo no concelho. Promove as quatro vertentes do modelismo, estando mais fortemente representada no Nautimodelismo. Desenvolve diversas actividades, eventos, exposições, oficinas e workshops, etc..
A sua sede de trabalho situa-se actualmente no mercado da Gafanha da Nazaré.

Principais Actividades
- Realização de vários encontros de Nautimodelismo rádio controlado
- Realização de oficinas, workshops para construção de modelos
- Realização de exposições de modelismo, etc.

Contactos
Rua da Creche nº 14
3830-592 Gafanha da Nazaré
Presidente - Paulo Agra

http://teamgafanha.wix.com/modelismo
http://team-gafanha.blogspot.com
Email: team.gafanha@gmail.com

Associação Casa do Povo de Gafanha da Nazaré

A Associação Casa do Povo de Gafanha da Nazaré foi fundada a 23 de Setembro de 1973.

A partir de 1982 (Lei n.º4/82 de 11 de janeiro) passou a ter estatuto jurídico de pessoa coletiva de utilidade pública, de base associativa, tendo como finalidade o desenvolvimento de atividades de carácter social, cultural e desportivo e a cooperação com o Estado e autarquia local.
Esta associação tem sede própria e ao longo dos anos tem colaborado e dado origem a outras associações e tem sofrido várias metamorfoses.

Atualmente fomenta a prática do desporto e da cultura através do fomento da dança contemporânea, ballet, ginástica rítmica, ginástica de manutenção e aeróbica.

Principais Atividades

- Espetáculo de Natal
- Espetáculo de final de ano
- Participação nas competições de Ginástica Rítmica
- Participação em vários eventos

Contactos

Rua Gil Vicente, n.º2
3830-671 Gafanha da Nazaré
Email: cpgn.direccao@gmail.com


Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré