Paróquia da Gafanha da Nazaré

 

Igreja Matriz

A Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré foi inaugurada em 1912. Posteriormente foi reconstruída na década de 60 e desde então foi centro de múltiplas actividades espirituais e culturais. Esta tem sido adaptada às necessidades da comunidade, possuindo 500 lugares sentados, elevador, auditórios, diversas salas para reuniões de catequese, entre outras facilidades.

 

Capela da Cale de Vila

Localiza-se no lugar Cale da Vila e é dedicada a S. Pedro. Os festejos em honra a este Santo são em Junho.

 

Capela da Chave

Localizada na Chave e dedicada à Nossa Senhora dos Aflitos, os festejos em sua honra realizam-se no final do mês de Julho. Outrora antes da construção desta capela os festejos situavam-se na capela da Senhora dos Aflitos.

 

 Capela da Senhora dos Aflitos

Localiza-se no lugar da Chave e foi mandada edificar pelo reverendo António Silva Caçoilo, com licença de bênção de 24 de Dezembro de 1921. Como o nome indica esta capela é dedicada à Nossa Senhora dos Aflitos, que se festeja no final de Julho.

 

Capela da Nª Srª dos Navegantes

Trata-se da mais antiga Capela da Gafanha, cuja construção se iniciou a 3 de Dezembro de 1863, sob a direcção do Engenheiro Silvério Pereira da Silva. Neste monumento destacam-se paredes ameadas e a ombreira da porta principal, de pedra de Ançã lavrada em espiral, com arco em ogiva.

É também chamada por Capela do Forte, à qual é feita sua procissão em Setembro. Esta procissão sai do Stella Maris em direcção ao Cais dos Bacalhoeiros. A imagem da Nossa Senhora dos Navegantes segue numa traineira principal que é acompanhada por centenas de embarcações até S. Jacinto, esta procissão marítima termina na Capela do Forte, com celebração de uma missa.

 

Igreja da Sagrada Familia

A Igreja da Praia da Barra encontra-se situada na zona central da Barra, junto do Posto da Barra e do Parque de Campismo. É dedicada à Sagrada Familia e a sua construção iniciou em Agosto de 1983. Esta primeira igreja matriz  da paróquia da Barra foi instituída em 16 de Julho de 1989.  

 

Capela de S. João Baptista

Localiza-se na avenida principal da Praia da Barra, perto do Farol e é dedicada ao S. João Baptista, os festejos em sua honra são a 24 de Junho. Como motivo de maior interesse, destacam-se os dois painéis de azulejo da autoria de Lourenço Limas, colocados na fachada em 1949.

 

Santuário de Schoenstatt

Este santuário foi inaugurado a 21 de Outubro de 1979 na Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré, dedicado à “Mãe e Rainha três vezes admirável”. É um centro de fé Mariano fundado pelo Padre Kentenich. A primeira pedra foi trazida de Roma depois de abençoada pelo Papa João Paulo II e possui uma outra pedra originária do túmulo de S. Pedro.

 

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré