Freguesia da Gafanha da Nazaré

A Gafanha da Nazaré é cidade e sede de freguesia do concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro com 15,65 km² de área e aproximadamente 17 000 habitantes.

Situada no extremo norte do concelho, com canais da ria a rodeá-la por três lados, a Gafanha da Nazaré é uma cidade portuária, vocacionada para os mais diversos sectores. Possui vários portos, desde o da pesca artesanal ao da pesca longínqua, ao de comércio e ao da indústria química.

No que diz respeito à componente histórica, a 28 de março de 1910, foi solicitado a Sua alteza o rei D. Manuel II, por parte da Câmara Municipal de Ílhavo, a criação da freguesia da Gafanha da Nazaré, o que veio a acontecer em 23 de Junho do mesmo ano. A 31 de Agosto de 1910, foi criada a paróquia da Gafanha da Nazaré.

A 29 de Outubro de 1969 é elevada a Vila, como está escrito no Decreto nº 49332 – Publicado no Diário do Governo nº254 (1ª série) 29 de outubro 1969.

A 19 de Abril de 2001 é elevada a Cidade, por proposta de Lei nº 32/2001, publicada no Diário da República de 12 de Julho de 2001, nº 160, série I-A, página 4230.

A área onde se insere a Gafanha da Nazaré é de facto privilegiada, tanto a nível das suas acessibilidades como ao nível do enquadramento paisagístico. Situando-se entre a ria e o mar, possui um vasto património cultural, e histórico, sendo disso exemplos, a Casa Gafanhoa, o Jardim Oudinot, o Forte da Barra, a Guarita, o Jardim 31 de Agosto, o Porto Bacalhoeiro, o Jardim da Alameda Prior Sardo, o Porto de Pesca Costeira, o Porto de Aveiro (situado na nossa área geográfica), o Navio Museu de Santo André e o Farol da Praia da Barra, entre outros.

Por tudo isto, estamos perante uma cidade que vale a pena visitar e desfrutar.

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré