Associações
Culturais
A Casa do Pessoal do Porto de Aveiro é uma associação cultural, desportiva, recreativa e social formalmente constituída no final da década de 80, data em que adquiriu os estatutos de Filial do Inatel. Possuidora de um extenso leque de atividades, das quais se destacam a Pesca, o Cicloturismo, o Futsal e, ainda, o Canto Coral, a Casa do Pessoal do Porto de Aveiro adquiriu, ao longo de vinte anos, diversos títulos, nomeadamente o de vice-campeã do Mundo de Nações na modalidade de pesca desportiva, entre tantos outros de âmbito regional e nacional.
A T.E.A.M. (Truques & Engenhocas Associação de Modelismo) foi formalmente fundada em Junho 2009, desde então com o mote “Sempre pelo Modelismo” desenvolve, divulga e promove o modelismo no concelho e no pais. Na sua formação a TEAM foi preparada para acolher todas as restantes vertentes do modelismo. Assim nasceu o nosso logótipo, num fundo azul representando o mar e o céu, no seu topo o leme de uma embarcação, na esquerda a roda de um comboio, na direita a roda de um carro e em baixo a roda de um avião e no seu centro os respectivos símbolos. Embora representando as quatro vertentes do modelismo, está mais fortemente representada no Nautimodelismo. A sua sede de trabalho situa-se atualmente no 1º andar do mercado da Gafanha da Nazaré.
Com apenas treze sócios, a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré (ANRGN) foi constituída oficialmente a 11 de Novembro de 1996, com a missão de criar condições na sua Freguesia que permitissem o parqueamento de embarcações a motor, quer na água, quer em terra.
Em 2010, o número de sócios e aficionados pela pesca desportiva e pela náutica de recreio ascende às duas centenas, estando criadas as condições para que a ANRGN continue a investir na requalificação do local que lhe foi concessionado pela Administração do Porto de Aveiro, situado na área do Porto de Pesca Longínqua.
Para além dos serviços do parqueamento em terra ou na água e serviço de grua, a ANRGN dispõe ainda de um serviço de bar e restaurante, assim como de um serviço de lavagem e manutenção das embarcações.
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado no dia 1 de Setembro de 1983, com o propósito de defender os usos e costumes dos que habitavam as Gafanhas desde o século XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. A escritura pública dos estatutos deu-se a 11 de Julho de 1986, no Cartório Notarial de Ílhavo. É sócio efetivo da Federação do Folclore Português e encontra-se inscrito no INATEL.
Este grupo começou as suas atuações em 1985, tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Para além da participação em festivais quer no país, quer no estrangeiro, o Grupo tem realizado diversas Exposições e Colóquios subordinados aos diversos temas etnofolclóricos.
Tornou-se Associação de Utilidade Pública desde Fevereiro de 1995, tendo-lhe sido atribuída a Medalha do Concelho em Vermeil pela Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de 2008.
A Filarmónica Gafanhense foi fundada no início de 1836 pelo Dr. António José da Rocha e José da Cunha e Sousa.
Seguiram-se outros regentes, destacando-se Francisco Santos Barreto, pessoa que mais tempo exerceu a função. Por morte deste, a Filarmónica quase de extinguiu.
Corria o ano 1885, um grupo de ilhavenses, tendo como mestre João da Conceição Barreto, reorganizou-se e intitulou-se de Sociedade Filarmónica Ilhavense.
Até meados de 1972 foram muitos os regentes que dirigiram a associação, tendo nesse mesmo ano sido criada a Escola de Música Gafanhense, na Gafanha da Nazaré, pois era daqui que provinham os jovens que queriam aprender música. No inicio de 1986, a Associação Musical Filarmónica Ilhavense começou a festejar os seus 150 anos de existência, tendo realizado a escritura de Constituição, na Secretaria Notarial de Aveiro, a 24 de Abril do mesmo ano.
No dia 13 de Outubro de 1986 realizou-se, na Secretaria Notarial de Aveiro, a escritura de alteração de estatuto, que constitui na mudança de Sede Social para a Gafanha da Nazaré, passando a chamar-se Filarmónica Gafanhense.
A Filarmónica Gafanhense é a associação mais antiga do Município de Ílhavo, tendo sido agraciada com a Medalha do Concelho em Ouro pela Câmara Municipal de Ílhavo aquando das comemorações do Feriado 2005.
A Associação dos Amigos da Praia da Barra é uma associação cultural, recreativa e desportiva fundada a 4 de Fevereiro de 1991, por iniciativa de Dubral dos Santos.
Desde então, tem procurado contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da Praia da Barra e dos seus habitantes, assim como promover todo o conjunto de atividades. Atualmente, e já com sede própria, a associação tem em vista a concessão de um terreno para a construção de um pavilhão em parceria com o Agrupamento de Escuteiros da Praia da Barra.
Designada de Cooperativa Eléctrica até 1982, foi fundada nos finais da década de 30, com o objetivo de adquirir e fornecer corrente eléctrica para a iluminação pública da Freguesia, distribuindo-a, ainda, pelos seus associados. Contudo, foi a criação da Rádio Terra Nova, em 1986, e do Projeto Esteiro (implementação da rede informática e Internet nas Escolas da Gafanha da Nazaré), em 1992 e 1997, que a Cooperativa se destacou, abraçando igualmente a dinamização do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e a realização do Grande Prémio Terra Nova. Atualmente, a associação tem como finalidade a promoção cultural e ocupação dos tempos livres dos seus membros, através da realização de várias inciativas.
A Quinto Palco (QP) é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em dezembro de 2016 por um grupo de 20 sócios com formações e interesses diversificados e com vontade de intervir, partilhar saberes, desenvolver e promover a cultura, as artes, a criatividade e a inovação.
São objetivos da Quinto Palco – Associação Cultural a produção, promoção e divulgação artística, cultural e desportiva, através do fomento de práticas artísticas, performativas, de lazer e formativas, sempre sustentada numa perspectiva transdisciplinar e integradora dos vários campos da criação (literatura, música, artes plásticas, fotografia, teatro,…).
As suas criações / intervenções destinam-se a diferentes públicos e inscrevem-se em questões contemporâneas, em questões da cultura e da tradição e/ou em desafios que nos vão sendo colocados.
Desportivas
A Bússola Partilhada é uma associação de atividades lúdicas e desportivas, com o nome Bússola Partilhada registada na conservatória de Ílhavo com nº 94995, constituída por três atividades distintas: petanca, paint ball e BTT. Esta associação foi fundada em 2010 e tem como objetivo dinamizar e promover o desporto na região onde está inserida. Para além do desporto, também realizamos ações de solidariedade, tais como angariação de bens alimentares que revertem a favor dos bombeiros e das instituições de crianças.
A Associação Casa do Povo de Gafanha da Nazaré foi fundada a 23 de Setembro de 1973.
A partir de 1982 (Lei n.º4/82 de 11 de janeiro) passou a ter estatuto jurídico de pessoa coletiva de utilidade pública, de base associativa, tendo como finalidade o desenvolvimento de atividades de carácter social, cultural e desportivo e a cooperação com o Estado e autarquia local.
Esta associação tem sede própria e ao longo dos anos tem colaborado e dado origem a outras associações e tem sofrido várias metamorfoses.
Atualmente fomenta a prática do desporto e da cultura através do fomento da dança contemporânea, ballet, ginástica rítmica, ginástica de manutenção e aeróbica.
O Grupo de Dança “As Pestinhas” foi criado a 6 de Dezembro de 1992, na Gafanha da Nazaré adquirido estatuto de Associação Juvenil em 2004.
A sua principal atividade é a promoção da prática de dança (faixa etárias entre os 6 e os 30 anos), bem como a realização de inúmeros espetáculos que tem lugar não só no Município de Ílhavo, mas também por todo o país.
As Pestinhas realizam todos os anos um sarau comemorativo do seu aniversário, participando ainda em várias animações tais como festas de escolas, saraus, jogos de basquetebol e futebol, entre outros. A sua atuação no antigo programa televisivo Sic 10 horas foi uma oportunidade que o grupo aproveitou para promover as suas coreografias.
Com o objetivo de associar três instituições desportivas numa grande e única coletividade, o Grupo Desportivo da Gafanha foi fundado a 1 de Agosto de 1957, presidido por Henrique Correia.
Dinamizar a prática desportiva, na sua vertente competitiva, nomeadamente nas modalidades de Futebol, Futsal, Basquetebol e Atletismo, ocupando os tempos livres dos jovens da Gafanha da Nazaré e do restante Município, foi a prioridade definida para o Grupo que, ao longo de mais de meio século de atividade, procurou alcançar os melhores resultados possíveis. Em 2001 e 2007, foi-lhe atribuído pela Câmara Municipal de Ílhavo a Medalha de Mérito Desportivo em Ouro e a Medalha do Concelho em Ouro, respectivamente, por todo o seu trabalho de empenho e dedicação em prol da população.
Em 2010, o GDG possui cerca de 600 atletas, distribuídos pelas várias modalidades: Futebol (juvenil e sénior), Futsal (juvenil e sénior), Basquetebol (juvenil e sénior) e Atletismo – disco e pesos.
O Grupo Columbófilo da Gafanha é uma das associações mais antigas do Município de Ílhavo, fundada a 15 de Janeiro de 1952. Com sede na Gafanha da Nazaré, esta associação tem como principal objetivo a prática da columbofilia, dirigida em especial a jovens amantes desta modalidade desportiva, cujo número tem vindo a aumentar de ano para ano. Pelo seu contributo, a Câmara Municipal de Ílhavo concedeu-lhe em 2002 a Medalha do Concelho em Vermeil, que o Grupo recebeu aquando das Comemorações do Feriado Municipal.
Solidariedade
A CERCIAV é uma Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro, composta por três estabelecimentos, situados nos Municípios de Aveiro e Ílhavo, em locais diferentes – nas freguesias de S. Bernardo e Aradas e na cidade da Gafanha da Nazaré. Estas diferentes localizações, que historicamente aconteceram assim por razões conjunturais, enquadram-se, no entanto, na sua filosofia de serviço à comunidade, ao invés de concentrar todos os serviços num único e grande espaço. Apoia cerca de 800 Pessoas, através das seguintes Respostas Sociais/Serviços: Centro de Atividades Ocupacionais; Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Reabilitação Profissional; Centro de Recursos; Serviço Domiciliário de Apoio às Famílias e Rendimento Social de Inserção.
Hoje a CERCIAV aposta na organização dos apoios para que estas Pessoas, independentemente do seu tipo e grau de deficiência ou de incapacidade, sejam efetivamente Cidadãos de Plenos Direitos e Deveres – que vivam e usufruam da sua comunidade, que tenham, se possível, uma ocupação útil e remunerada e que sejam tratados com a dignidade a que têm direito.
CIDADANIA e SERVIÇO À COMUNIDADE são, pois, as ideias-força que procuramos transmitir através da nossa Missão – Promover a inclusão social de pessoas com deficiências ou incapacidades e garantir a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania.
Obra da Providência nasceu espontaneamente em 1953, na Gafanha da Nazaré, tendo como objetivo apoiar jovens vítimas de rejeição familiar, de prostituição ou de outras situações sociais problemáticas, sendo na sua grande maioria mães adolescentes, processo de reintegração na sociedade desenvolvia-se em regime de internato aberto. Com o 25 de Abril de 1974 surgiram outras condições sociais e o lar deixou de funcionar, continuando aquele trabalho em regime externo e em colaboração com outras instituições. Em consequência disso, a Obra da Providencia criou centro de bem-estar para infância, que começou a funcionar a 6 de Outubro de 1976, com as valências de creche, jardim-de-infância e ATL.
Posteriormente, desenvolveu-se trabalho na área da terceira idade, através de apoio domiciliário a 35 utentes, o qual se manteve em funcionamento durante largos anos, tendo sido posteriormente transferido para o Centro Social Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Obra da Providencia foi homenageada pela Câmara Municipal de Ílhavo com a Medalha do Concelho em Vermeil, no âmbito do feriado Municipal de 2003.
O Grupo Caritas está presente no Município de Ílhavo desde final da década de 90, agregado às paróquias de Vale de Ílhavo, Gafanha da Nazaré, barra, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo.
Desde então, e graças ao trabalho, em regime de voluntariado, dos seus elementos, o grupo presta apoio à população mais carenciada do concelho, contando com a colaboração de várias instituições com mantimentos, roupas, calçado e brinquedos.
O Centro Social Paroquial da Nossa Senhora da Nazaré é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) implementada no âmbito da igreja católica e criada por iniciativa das estruturas pastorais de Paroquia da Gafanha da Nazaré no ano de 1986. A data de constituição foi a 28 de Maio de 1987, e os estatutos foram aprovados pelo Sr. Bispo de Aveiro, a 23 de Dezembro de 1986. A associação tem como missão contribuir para a promoção social, cultural e integral de todos os habitantes da Freguesia da Gafanha da Nazaré, sempre num espírito cristão e de solidariedade humana, coadjuvando os serviços públicos competentes ou instituições particulares sempre que tal se justificar, numa ação poderá estender-se aos habitantes das Freguesias vizinhas.
A 1 de Setembro de 1991 deu-se o arranque das valências do serviço de apoio domiciliário e do centro de dia. Atualmente o centro de dia tem capacidade para 20 pessoas, o serviço de apoio domiciliário tem capacidade para 35 pessoas e o lar de idosos com capacidade para 67 utentes sendo destes, cerca de 30% acamados ou muito dependentes.
Em 1991 um grupo de amigos, à imagem do movimento escutista existente, decidiu formar um Agrupamento na Barra, tendo como objetivo principal a dinamização da juventude nos princípios propostos por Baden Powell, fundador do Escutismo.
Após os contatos efetuados com o então pároco, Albano Pimentel, que aceitou com entusiasmo a iniciativa, abriram-se as inscrições à comunidade. Os primeiros aspirantes abrangiam idades entre 6 e os 11 anos.
No dia 12 de Dezembro de 1992 realizaram-se as primeiras promessas, tendo 16 jovens formados a 1º Secção. No ano seguinte realizou-se a filiação definitiva do Agrupamento no Corpo Nacional de Escutas (C.N.E), sendo-lhe atribuído o número 1021. O padroeiro escolhido foi S. João Baptista, também padroeiro da Barra e a data de constituição foi de 11 de Julho de 1993.
O Agrupamento foi fundado a 29 de Julho de 1979, com o número de 588, atribuído pela Junta Central do Corpo Nacional de Escutas, resultado de quase dez anos de trabalho com alguns jovens sob a orientação de Messias Gandarinho Lopes e, mais tarde, do Padre Miguel de Lencastre.
Em 1978 o Padre Miguel e Madalena Matias fizeram a promessa de dirigentes iniciando
Assim o processo de fundação do agrupamento 588- Gafanha da Nazaré.
Os principais objetivos do agrupamento são promover o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, criativas, espirituais, sociais e culturais dos seus associados, bem como promover ações de educação para a cidadania em interação com a comunidade.
O Agrupamento tem a sua sede no Jardim 31 de Agosto, na Gafanha da Nazaré, onde realiza habitualmente as reuniões da Secção de Direção, de Chefia, Unidade, entre outras atividades.