• 234 361 520 (Chamada fixa nacional)
  • geral@jf-gafanhadanazare.pt
  • Av. José Estêvão, 494, 3830-556 Gafanha da Nazaré

Eco Freguesia

Projeto Eco-Freguesias XXI

O projeto ECO-FREGUESIAS XXI, visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.

A criação de um projeto associado à ideia de trabalhar o desenvolvimento sustentável à escala das freguesias, resulta da experiência de implementação pela ABAE, desde 2006, do Programa  ECOXXI à escala concelhia, que reconhece e valoriza as práticas e politicas de sustentabilidade, valorizando quer os processos de educação, cidadania e participação, quer os resultados, traduzidos no incremento da sustentabilidade do território.

A verificação de diferenciações intra-concelhias, a par da evidência da importância da necessidade da variação de escala de análise, motivou a vontade de desenvolver um projeto adaptado às freguesias, imbuído da mesma visão holística do desenvolvimento sustentável e que valorize particularmente a intervenção do cidadão no seu espaço vivido.

Surge desta forma o ECOFREGUESIAS XXI que tem como finalidade incrementar a sustentabilidade local valorizando os processo de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Projetos

Caça à Beata na Praia da Barra

Esta atividade decorre anualmente no primeiro sábado do mês de agosto, na Praia da Barra.

Na última edição de 2021, contamos com a participação de cerca 50 voluntários, que em 1h30 apanharam 35 litros de beatas, o correspondente a cerca de 19 mil beatas. De destacar que dado ao número elevado de voluntários, alargou-se esta atividade para as ruas principais da Praia da Barra e como tal o número de beatas recolhidas, foi o maior de sempre.

Durante a ação foram distribuídos eco-cinzeiros de bolso a fumadores. Também foram disponibilizados em todos os bares de praia, cinzeiros de bolso e cinzeiros fixos.

As beatas recolhidas nesta ação seguiram para a Missão Beatão e para valorização energética, sendo por isso desviadas de aterro.

Esta ação permite:

  • Sensibilizar a população em geral para a colocação das beatas no lixo e limpeza do areal;
  • Distribuição de cinzeiros de bolso ecológicos (biataki – feitos de cana e cortiça) aos fumadores;
  • Exposição das beatas recolhidas, num acrílico transparente, na entrada da praia, junto de um painel explicativo dos malefícios de atirar beatas para o chão;
  • Impressionar os banhistas com a exposição de lixo marinho no acesso principal da Praia da Barra, em pleno agosto, mês de excelência da época balnear.

Exposição de Lixo Marinho

Juntamente com a ação da Caça à Beata, é realizada uma exposição de lixo marinho, no acesso principal ao areal (perto da Bandeira Azul).

Este lixo foi apanhado nas ações de limpeza do areal e é exposto com o intuito de sensibilizar e “chocar” os banhistas relativamente ao lixo marinho.

Biataki nos passadiços

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, colocou 10 cinzeiros, junto aos bancos do passadiço, desde o Farol da Barra até à Rua 5, na Praia da Barra.

Contamos com esta ação reduzir o número de beatas no areal, que normalmente se acumulam nestas zonas de descanso.

Esperamos a colaboração de todos para a manutenção dos equipamentos e devida utilização.

Missão Beatão

A Freguesia da Gafanha da Nazaré entrega anualmente 70 a 90 litros de beatas à Missão Beatão, para reciclagem.

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré em parceria com a Missão Beatão e a Bandeira Azul, disponibilizou Mini-beatões em alguns bares da Praia da Barra e também cinzeiros de pé da Biataki nos estabelecimentos comerciais.

Anualmente é feita a recolha de beatas, nesses cinzeiros, que são encaminhados para, valorização energética, sendo por isso livres de aterro. 

Qualidade do Ar

A Freguesia da Gafanha da Nazaré, teve o privilégio de se fazer representar pelo seu Presidente Carlos Rocha, na Pampilhosa da Serra, para assinar o Protocolo de Cooperação para a “promoção da qualidade do ar”, ato onde marcaram presença, 22 Autarquias da Região Centro, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e outros Organismos, ligados a esta área de atuação.

Este Protocolo de Cooperação que visa um conjunto de medidas que permitam a todos respirar melhor, foi promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Comissão de Coordenação da Região Centro, sendo de realçar o facto do Município de Ílhavo ser o único representado formalmente por três Entidades (Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Câmara Municipal de Ílhavo e Escola Secundária da Gafanha da Nazaré).

Prova evidente, das boas práticas que já existem, assim como da consciência do quão são importantes estas boas práticas, para a nossa sustentabilidade local e global. Com este Protocolo, agora assinado e no caso concreto da Freguesia da Gafanha da Nazaré, vimos reforçar o nosso empenho sustentado como Eco Freguesia XXI, desiderato que a todos trará benefícios e responsabilidades.

Demos mais um passo para valorizar a Freguesia da Gafanha da Nazaré, o Município e o meio ambiente que nos rodeia, demonstrando a certeza do caminho a seguir, sendo este mais um compromisso assumido por nós, no dia que antecede a comemoração do “Dia Mundial do Ambiente”.