A CERCIAV é uma Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro, composta por três estabelecimentos, situados nos Municípios de Aveiro e Ílhavo, em locais diferentes – nas freguesias de S. Bernardo e Aradas e na cidade da Gafanha da Nazaré. Estas diferentes localizações, que historicamente aconteceram assim por razões conjunturais, enquadram-se, no entanto, na sua filosofia de serviço à comunidade, ao invés de concentrar todos os serviços num único e grande espaço. Apoia cerca de 800 Pessoas, através das seguintes Respostas Sociais/Serviços: Centro de Atividades Ocupacionais; Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Reabilitação Profissional; Centro de Recursos; Serviço Domiciliário de Apoio às Famílias e Rendimento Social de Inserção.
A CERCIAV iniciou o seu funcionamento em 16 de Novembro de 1975, em Aveiro, na Avenida Artur Ravara, numa moradia junto ao Hospital de Aveiro, fruto da cooperação de pais e profissionais, tendo sido a primeira resposta no distrito de Aveiro à pessoa com deficiência intelectual e a terceira no país, depois da de Lisboa e da de Moita/Barreiro. Na altura criou uma Escola de Educação Especial que, no final do primeiro ano letivo, apoiava 30 alunos, sendo a principal preocupação, a concretização do direito destas crianças à educação.
Hoje a CERCIAV aposta na organização dos apoios para que estas Pessoas, independentemente do seu tipo e grau de deficiência ou de incapacidade, sejam efetivamente Cidadãos de Plenos Direitos e Deveres – que vivam e usufruam da sua comunidade, que tenham, se possível, uma ocupação útil e remunerada e que sejam tratados com a dignidade a que têm direito.
CIDADANIA e SERVIÇO À COMUNIDADE são, pois, as ideias-força que procuramos transmitir através da nossa Missão – Promover a inclusão social de pessoas com deficiências ou incapacidades e garantir a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania.

CERCIAV
Tagged on: