• 234 361 520 (Chamada fixa nacional)
  • geral@jf-gafanhadanazare.pt
  • Av. José Estêvão, 494, 3830-556 Gafanha da Nazaré

Eco Freguesia

Eventos

Projetos

Compostar é dar vida aos biorresíduos – Compostagem doméstica

A Freguesia da Freguesia da Gafanha da Nazaré, pretendeu fomentar a prática da compostagem na Freguesia, com a implementação do Projeto de Compostagem Doméstica, – “Compostar é dar vida aos biorresíduos” – promovendo os conhecimentos e os recursos necessários ao desenvolvimento do processo de compostagem, com a realização de ações de formação e a oferta de compostores domésticos.

Consulte o regulamento em: Regulamento

Consulte as evidências da ação: Registo fotográfico

Reciclagem de Beatas

O projeto de reciclagem de beatas visa contribuir para a sensibilização e promoção de hábitos mais amigos do ambiente dentro da comunidade no que respeita ao descarte das beatas de cigarro.

Assim, a Freguesia disponibiliza cinzeiros de pé ao comércio no sentido de reciclar as beatas cigarro, evitando que estas entre no lixo comum, no sentido de contribuir para a conservação de todos os sistemas ambientar do planeta, principalmente para a conservação dos sistemas aquáticos.

Caça à Beata na Praia da Barra

Esta atividade decorre anualmente no primeiro sábado do mês de agosto, na Praia da Barra.

As beatas recolhidas nestas ações são entregues à Missão Beatão e vão para valorização energética, sendo por isso desviadas de aterro.

Esta ação permite sensibilizar a população em geral para a colocação das beatas no lixo e limpeza do areal ao serem expostas, após recolhidas, num acrílico transparente

Notícias

2023 | Entrega Beatas à Missão Beatão

A 4 de outubro entregamos 150 litros de beatas à Missão Beatão.

2023 | Galardão 2023 Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

Recebemos este ano o Galardão Prata, reconhecimento do trabalho diário realizado na freguesia, baseado em ações onde a sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural sejam preocupações fulcrais. Obrigado a todos os que de uma forma ou de outra colaboraram na conquista deste prémio.

2022 | Exposição “Os Suspeitos do costume” e Lixo Marinho

Esta exposição é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul, da Associação Bandeira Azul Europa (ABAE). Durante essas ações foi notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

Assim, com esta exposição apresentamos os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.

Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar.

Parceiros: ABAAE, Amigos do Oceano e Movimento Não Lixes

2021 | The Plastic Hike

Durante o verão de 2020 Andreas Noe, mais conhecido como “The Trash Traveler”, caminhou ao longo dos 832 km da costa portuguesa para sensibilizar sobre o impacto do plástico de uso único no ambiente e dar voz à comunidade de ONGs, iniciativas e ambientalistas que atuam em Portugal. O documentário pretende, para além disso, refletir sobre soluções a nível individual, para comunidades locais e partilhar as mesmas tanto a nível nacional como internacional.

Evento de sensibilização ambiental, divido em dois momentos:

  • 14h30 | “The Butt Hike” – Caça à Beata na Praia da Barra
  • 20h30 | “The Plastic Hike”

2020 | Biatakí nos passadiços

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, colocou 10 cinzeiros, junto aos bancos do passadiço, desde o Farol da Barra até à Rua 5, na Praia da Barra.

Contamos com esta ação reduzir o número de beatas no areal, que normalmente se acumulam nestas zonas de descanso.

Esperamos a colaboração de todos para a manutenção dos equipamentos e devida utilização.

2020 | Espaços Públicos limpos

Ação de sensibilização, para manutenção da limpeza dos espaços verdes e parques infantis na Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Foram colocadas 40 placas em toda a Freguesia, nos espaços ajardinados, com o intuito de alertar para a importância de manter os espaços públicos limpos, sensibilizando para o devido tratamento dos dejetos caninos.

2019 | Entrega Beatas à Missão Beatão

No dia 4 de dezembro de 2019 foram entregues 80 litros de beatas para reciclagem , à Missão Beatão.

Menos 80 litros de beatas que foram parar aos cursos de águas pluviais e oceânicas evitando assim a sua contaminação.

2019 | Promoção da Qualidade do Ar

A Freguesia da Gafanha da Nazaré, representada pelo seu Presidente Carlos Rocha, na Pampilhosa da Serra, assinou o Protocolo de Cooperação para a “Promoção da Qualidade do Ar”, ato onde marcaram presença, 22 Autarquias da Região Centro, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e outros Organismos, ligados a esta área de atuação.

Este Protocolo de Cooperação que visa um conjunto de medidas que permitam a todos respirar melhor, foi promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Comissão de Coordenação da Região Centro, sendo de realçar o facto do Município de Ílhavo ser o único representado formalmente por três Entidades (Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Câmara Municipal de Ílhavo e Escola Secundária da Gafanha da Nazaré).

2018 | Projeto Eco-Freguesias XXI

O Eco-Freguesias XXI visa trabalhar com as freguesias a fim de contribuir para implementação da sustentabilidade ambiental, social e económica a nível local, reconhecendo e divulgando as melhores práticas associadas à cidadania participativa e à gestão sustentável do território.

O Eco-Freguesias XXI visa trabalhar com as freguesias a fim de contribuir para implementação da sustentabilidade ambiental, social e económica a nível local, reconhecendo e divulgando as melhores práticas associadas à cidadania participativa e à gestão sustentável do território, projeto ao qual a Junta de Freguesia aderiu em 2019.

Saiba mais sobre o projeto em: https://ecofreguesias21.abaae.pt/

2018 | Entregas de beatas à Missão Beatão

Freguesia da Gafanha da Nazaré entrega 70 litros de beatas à Missão Beatão, para reciclagem!

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré em parceria com a Missão Beatão e a Bandeira Azul, disponibilizou Mini-beatões em alguns bares da Praia da Barra.

Nomeadamente, Esplanada Zé Manel, Offshore – Praia da Barra, Sétimo Ano de Praia Beach Club, Makai Praia da Barra e Lampião Bar.

Cerca de 1 mês depois da colocação destes mini-beatões em 5 estabelecimentos comerciais, resultou a recolha de 70 litros de beatas, que serão encaminhados para, valorização energética, sendo por isso livres de aterro.

Agradecemos a colaboração a todos os envolvidos nesta ação!

2017 | Contigo a bicicleta está bem entregue

O GAFe Bike Lab e a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré nos dias 19, 20 e 21 de Abril entregaram de LEDs de iluminação aos utentes que usam a bicicleta com meio de transporte para o trabalho.

Esta iniciativa vem no seguimento de outras entre a Junta de Freguesia e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré com o objetivo de aumentar a segurança dos utentes das bicicletas na nossa cidade.

A bicicleta faz parte da história desta terra e devemos ter orgulho nesse passado. Há hoje um renovar de interesse por este meio de transporte, bem visível por toda a cidade.

A todos serve bela história entre os gafanhenses e a bicicleta. Saúde, bem-estar e economia é um belo resultado desta “amizade”.

Não podia haver melhor maneira de comemorar o 16º aniversário da elevação a cidade da Gafanha da Nazaré.