O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado no dia 1 de Setembro de 1983, com o propósito de defender os usos e costumes dos que habitavam as Gafanhas desde o século XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. A escritura pública dos estatutos deu-se a 11 de Julho de 1986, no Cartório Notarial de Ílhavo. É sócio efectivo da Federação do Folclore Português e encontra-se inscrito no INATEL.
Este grupo começou as suas actuações em 1985, tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Para além da participação em festivais quer no país, quer no estrangeiro, o Grupo tem realizado diversas Exposições e Colóquios subordinados aos diversos temas etnofolclóricos.
Tornou-se Associação de Utilidade Pública desde Fevereiro de 1995, tendo-lhe sido atribuída a Medalha do Concelho em Vermeil pela Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de 2008.

Classificado como: